Refletindo e meditando...
Hoje parei para refletir sobre as coisas passadas, as presentes… e, quem sabe, até as futuras. Não podemos falar do futuro com certeza, porque ele ainda não chegou. Mas podemos falar daquilo que já vivemos e daquilo que estamos vivendo agora.
E, nesse momento de reflexão, me veio à mente uma passagem do livro de Ageu, capítulo 2. Quando o Senhor fala ao povo por meio de seus servos:
"Quem dentre vós que tenha sobrevivido contemplou esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é ela como nada aos vossos olhos?"
Ao ler isso, comecei a imaginar o povo de Israel lembrando com saudade da época em que o templo estava de pé. Aquele saudosismo gostoso, aquela lembrança boa guardada no coração. Sentir saudade de algo bom não é errado. O problema é quando essas lembranças nos impedem de avançar, de prosseguir, de viver o novo que Deus tem preparado.
É aí que precisamos ter uma visão ampliada, principalmente no sentido espiritual.
Quantas pessoas olham para a vida delas hoje e dizem:
“Antes eu fazia tanta coisa na igreja… trabalhava, participava de tudo, estava em todos os eventos, nas vigílias, nas reuniões... Saía da igreja só depois das 23h, e com o coração cheio.”
Mas, hoje, não fazem mais essas coisas.
Você já parou pra pensar que, talvez, a sua vida mudou? Que hoje você faz outras coisas? E que o seu serviço ao Senhor não está limitado a um prédio, a um templo?
Muitas vezes, aquilo que você fazia antes, você não faz mais. Mas faz outras coisas que continuam sendo para Deus — e talvez com mais amor, mais entrega, mais paz. E mesmo que seja uma só coisa, se feita com dedicação e com um coração sincero, ela tem valor diante do Senhor.
Não diminua o seu trabalho.
A Palavra de Deus diz que o nosso trabalho no Senhor não é em vão. E esse trabalho não se limita às quatro paredes da igreja. Se aquilo que você tem feito, mesmo fora do templo, leva alguém a Cristo — então sim, Deus está sendo glorificado com isso.
Pare de se comparar com o que já foi. Não olhe mais para o passado como o povo olhava para o antigo templo, lamentando a glória de antes. Coloque sua esperança em Deus, não no que você faz, mas em quem Ele é.
Acredite: a glória da segunda casa será maior do que a primeira.
E aqui, eu não falo de templo de pedra. Falo da sua vida. Falo da nossa vida. Porque hoje, nós somos o templo do Espírito Santo.
Se Deus tem feito algo novo em você, que Ele abra os seus olhos para perceber isso. E se ainda não fez, que Ele prepare o seu coração para receber esse novo.
Não se sinta culpado por não fazer mais como antes. Talvez o que você fazia antes era fruto de imposição. E hoje o que você faz, faz com liberdade, com alegria. E isso agrada o coração do Pai.
Deus não olha para a quantidade. Deus olha o coração.
Ele não se impressiona com o muito fazer, mas com a sinceridade de quem faz.
Mesmo que façamos mil e uma coisas, ainda será pouco diante da grandeza d’Ele. Por isso, entregue o seu melhor — não em quantidade, mas em verdade. Viva o novo de Deus sem se apegar excessivamente ao passado.
Porque o hoje, o presente, aquilo que você vive agora, pode sim ser melhor.
A Palavra diz:
“Eis que faço novas todas as coisas. Está saindo à luz. Será que você não percebe?”
Talvez o apego ao passado esteja te impedindo de ver o que Deus está fazendo agora. No contexto de Ageu, sim, Ele falava do templo. Mas se lermos com os olhos do Espírito, podemos enxergar que Ele está falando de pessoas.
Lá no Novo Testamento, Jesus falou sobre o templo:
“Não ficará pedra sobre pedra.”
E de fato, com o tempo, o templo foi destruído. Então, onde ficou a glória daquele templo?
Hoje, somos nós o templo.
Deus está nos moldando, de glória em glória.
Isaías 61 nos lembra que o Espírito do Senhor está sobre nós. E com esse Espírito, consolamos os que choram, edificamos lugares arruinados, restauramos vidas...
Porque o propósito de Deus sempre foi gente, e não estruturas. Pedra, cimento e tijolo não têm vida. Mas nós temos.
Se o que você faz hoje tem tocado vidas, ainda que seja só uma coisa, Deus está sendo glorificado com isso.
Não para exaltar a nós, mas para glorificar Aquele que é fiel em cumprir Sua Palavra.
Então, que a nossa oração diária seja:
"Senhor, enche-nos de Ti. Mostra-nos a Tua glória. Porque Tu disseste que a glória da segunda casa será maior do que a primeira."
Nenhum comentário:
Postar um comentário