Primeiro: quem você é ? Quem é você através do espelho?
Veja , a lagarta não será lagarta pra sempre. Ela irá passar por uma metamorfose até chegar a ser uma borboleta. Lembra da lagarta da Alice? Alice pergunta para a lagarta quem é você? Uma simples pergunta que pode ter várias respostas ou apenas uma. Imagino me perguntando isso ao me olhar no espelho: quem sou eu?
Alice era curiosa e isso vez com que ela fosse caísse em um buraco ao perseguir um coelho. Será que Alice responderia: eu sou curiosa! Bem, nossa curiosidade pode nos levar a conhecer quem nós somos, seja para o bem ou para o mau. No caso de Alice , fez ela conhecer o quanto ela era inteligente e corajosa. Alice através do espelho vai em busca do passado. Não tem como concertar ou mudar o passado, mas podemos aprender com ele. E um mecanismo para voltar ao passado é O TEMPO 😉 Lembrando que a rainha de copas também quer voltar no TEMPO. Quando voltamos para trás ( passado) descobrimos o que nos feriu e vemos do que nos transformamos. A rainha de copas teve uma ferida que permaneceu aberta durante anos e sua irmã não sabia dessa ferida ou não se lembrava. A rainha branca quando criança mentiu pra a mãe e a rainha de copas levou a culpa e num ato de indignação fugiu, caiu e bateu a cabeça, por isso a cabeça grande. Na realidade no filme nem sempre a rainha foi má e aquela aparentemente parece ser um poço de bondade já cometeu erros. ( Ninguém é perfeito) Mirana comeu a torta e jogou as migalhas debaixo da cama da irmã e deixou ela levar a culpa.
É também interessante olhar o passado como algo que nos tornou o que somos, mas nunca tratá-lo como determinista de nossa história. Alice aprende a aceitar impossibilidades, imperfeições , erros e acertos da vida. Uma briga boba durou anos entre as irmãs. Nunca é tarde para perdoar e pedir perdão. Devemos mostrar o que sentimos e não deixar tudo para depois. Em relação ao tempo: devemos evitar a procrastinação e fazer tudo o quanto antes, pois cada segundo é importante e nós nunca saberemos qual será o nosso último. O tempo não é nosso inimigo! Se não estamos conseguindo fazer as coisas em um determinado prazo, a culpa não é do tempo e sim nossa. As vezes não estamos sendo organizados ou fazendo coisas demais, nos impondo tarefas demais. As vezes julgamos as pessoas sem ao menos conhecer sua história ( rainha de copas) claro não justificando as atitudes ruins.